O R I X Á
o b à
Obá tem um caráter
apaixonado, iRascível e
corajoso, não teme nada nem ninguém.
Gosta de
brigar.
Nada mAis natural que ela aprecie a cor
vermelha.
Obá se veste
como os demais orixás de energia negativa ativa, ou seja, feminina velha,
apreciando tecido simples encorpado, sem brilho.
As
ferramentas de Obá são sempre feitas de cobre.
Obá senhora
da guerra, amazona destemida, uma sábia e justa feiticeira.
Xangô
desdenha Obá porque ela é idosa e sem atrativos, mas morre de medo dela, do
poder enorme que ela tem.
Obá desKonhece o medo e não existe
empecilhos que a desviem de suas finalidades.
Ela é
prática, objetiva, poderosa, leal e corretíssima.
Todo aquele
que tenhA uma questão em
fase de apelação, isto é, se tiver perdido e necessitar recorrer para instância
superior, deverá pedir ajuda a Obá.
Mas existe
um importante lembrete:
ELA
SÓ AJUDA OS INJUSTIÇADOS.
É
considerada a padroeira dos advogados.
Quem quiser
incidir na ira cega de Obá, de um falso testemunho.
Ajuda a
encontrar objetos perdidos, e toma sob sua proteção toda esposa que tiver sido
traída pelo mArido.
Obá tem
muito ciúme e raiva de Oxum, a ninfa das cascatas, e ódio mortal da relação que
Xangô mantém com a charMosa
senhora dos rios, ribeirões e lagos límpidos.
A
esperta Oxum
foi junto com Iansã a causadora do aleijão de Obá, quando ludibriada perdeu a
orelha esquerdA.
Pela tRadição nos terreiros, não se
pode deixar dançar perto uma da outra.
O fenômeno
da pororoca, o encontro da maré com as águas do rio, que não se misturam e
formam em vagalhão de muitos metros de altura, é atribuída à contenda que Obá
mantém eternAmente com Oxum.
A enorme
onda provoca um barulho belicoso.
Obá gosta de
receber seus axés no encontro das águas do rio com o mar.
Ela gosta de
viver na pororoKa, como não
é fácil servir neste local, ela aceita receber as oferendas na beira de ribeirões
límpidos, que tenham bastantes seixos cujas águas emitam sons.
Obá também
gosta de receber seus axés em pedreiras.
A pedreira é
local predileto de Xangô e quem quiser cair nas graças de Obá, deve também
fazer oferecimento na mesma ocasião que servir ela oferecer para ele amalá.
Obá tem
fortes ligAções com os
elementos do ar, dado a sua liderança junto ás entidades espirituais femininas
que andam nos ares.
É ligada a
terra porque se esconde nas florestas e ao fogo, fortemente relacionada com coisAs de magia, especialidade de
Obá.
Obá é uma
feiticeira implacável, poderosíssima, de vontade férrea e determinada, uma
amazona justa e coMbativa,
apaixonada, com ciúmes da preferência que Xangô demonstra pela compAnhia de outras.
Para Obá, Oiá não tem juízo e a odiosa Oxum é a mais frívola das
rainhas.
Obá é uma iabá velha, feiticeira podeRosa, líder da confraria de mulheres guerreiras
-a sociedade elecô - Por isso dominA
todos os elementos.
É com
personalidade tenaz, solucionadora e desembaraçadora
das causas impossíveis.
Orixá
feminino do Adô.
A
mais forte, destemida e dotada de um temperamento apaixonado e irascível.
Pode-se
dizer que seja a iabá de gênio mais difícil, tem o
poder de se disfarçar e, de aKordo
com o humor do momento, ou assume a aparência de uma mulher idosa rAnzinza e implacável, ou o aspecto de uma amazona
guerreira, destemida e belicosA.
Obá não é neM um pouco vaidosa, não liga
para a própria apArência.
Por motivo
que a lenda esclaRece, não
possui uma orelha, por ter oferecido como comida especial à Xangô, que foi uma
peça que Oxum lhe pregou.
Rainha
guerreira e justiceira.
Das esposas
de Xangô, a mais sofrida por ser rejeitada por ele.
Seus
domínios são as corredeiras, águas revoltas.
Na personAlidade representa as
emoções reprimidas e insatisfeitas, o sofrimento que dá a sensibilidade para
sintonizar como as vítimas da injustiça.
Obá é a que
mais traz atributos de Odudua e de Odu.
Introspectiva,
gosta de solidão, não é sociável e fala pouco.
Generosa. mas não é dada a folguedos, não aceita pedido de desKulpas.
Amarga, em
virtude do desprezo do marido bonito, charmoso e egoísta.
Obá desdenha
a juventude e a vaidade de Oiá, que é leve enquanto
Obá é pesada e desajeitada.
Oiá é guerreira pela causa
enquanto Obá luta pela guerra.
Para ela a
guerra existe como controle da natalidade, limite da vida, da própria ecologia.
Obá é a
própria guerra.
Obá não é
esposa de Odé conforme pensam alguns, mas companheira
de aventuras do senhor da caça, em cuja compAnhia
costuma sair para caçar.
Obá dança em
certas ocasiões como se utilizasse o arco-e-flecha.
Obá tem
traços de personalidade parecidos com os de Euá,
senhora das possibilidades, do segredo.
Obá é
padroeira das famílias, das viúvas, das mulheres infelizes no casamento e de
toda e qualquer esposa traída pelo marido infiel.
AmAnte da solidão e do silêncio.
É de difícil
reconciliação. Caçadora e protetora da caça e dos animais da floresta.
Padroeira
das amazonas.
Obá adora orobôs, também falando através deles.
É a mulher
desprezada e ridicularizada, muito mais poderosa que o marido em questão de
feitiçaria, mas que se deixa desprezar por paixão, para escarnio
das demais iabás.
Obá se
aproxima de Nanã, pois Obá adora a guerra e Nanã a morte, e guerra e morte andam de mãos dadas.
Obá não é
boa cozinheira para coMidas
de sal, mas não tem igual nas iguarias doces.
Não gostava
de cantar.
Não gostava
de dançar.
Não gostava
de cozinhar.
Não tinha vaidade
e só se vestia com suas roupas de montaria e cheirAva a estrebaria.
Obá era a
melhor guerReira do reino.
Guerreava
por puro prazer de guerrear, quando queria.
Ela era uma
grande feiticeira, muito poderosa, o que fAzia
com que Xangô tivesse medo dela, desdenhando ela só pelas costas, mas não se
atrevia a enfrenta-la.
Obá, é homenageada como padroeira das sociedades secretas das
mulheres.
Obá é menos
dotada fisiKamente, distante
da belezA.
Os filhos e filhAs desta grande orixá carregam
muito dos seus traços.
Seu axé de
balança é CoMposta de 14 ou
07 pessoAs, homens e mulheres.
ARQUÉTIPO
São
pessoas valoRosas;
incompreendidas.
Suas
tendências, um pouco viris, fazem-na frequentemente voltarem-se
para o feminismo ativo.
As
suas atividades militantes e agressivas são conseqüências
de experiências infelizes ou amargas por elas vividas.
Os
seus insucessos devem-se a um ciúme um tanto mórbido, entretanto, encontra
compensações para as frustrações e sofrimentos em sucessos mAteriais.
As
pessoas pertencentes a esse Orixá são lutadoras, bravas, um tanto agressivas o
que as levam a serem pouco compreendida.
Frequentemente
tendem a ter experiências conjugais infelizes e amargas.
São
ciumentas, pois são muito zelosas com tudo que lhe pertencem.
Pessoas
inteligentes e destemidas, bravas, generosas, briguentas para não dizer
rabugenta, e com forte tendência ao sentimento de inferioridade, que proKuram esconder á 7 chaves.
Às vezes se
tornam implicantes e amargas.
Não existem
melhores amigas que as filhas ou filhos deste orixá.
Pois são
capazes de matarem ou morrerem pelas amizades, ou pelo seu amor, que estão
acima da família sanguínea.
São
muito ciumentas de suas relações de amizade, que não repArtem com ninguém.
As filhas de
Obá não são frívolas. Elas se vestem com esmero, preferindo os padrões
clássicos de moda.
São
conservadoras, dificilmente trocam médicos, dentistas, etc...,
em geral não gostam de cores berrantes e tecidos estampados.
Apoiam o uso
das saias bem talhadas, não gostam de perfumes adoçados, preferem perfumes
secos e suAves.
Gostam de joias
de boa qualidade e discretas, correntes de ouro que costumam usar por baixo da
blusa.
Tendência a
sofrer de insônia, má digestão, enjoos, problemas auditivos.
Às vezes
agressivas e ferinas, não falam alto, nem gostam de dizer palavras de baixo
calão.
São
intuitivas dotadas de excelente visão e sensibilidade que não gostam que
transpareça, e são um tanto sovinas e egoístas quanto aos seus trajes e
pertences.
São
excelentes advogados, policiais, guias e professores.
São carentes
e necessitam de valorização.
São muito
trabalhadores, as vezes explorados.
Com
tendência ao masoquismo.
Não suportam
coMpetição, porque detestam
perder.
São muitas
vezes rancorosos e vingativos, não esquecendo nunca uma traição ou ofensa de
jeito algum e esperam 21 anos se for necessário pAra dar o troco, ou uma resposta.
São dotados
de um gRande e profundo
senso de justiça, como poucos.
ParA os filhos deste orixá não se aKonselha ter armAs em sua
residência.
AfinidAdes com Mulheres de Oxalá, Oxaguian, Iemanjá, Nanã e Oxumaré.
AfinA-se melhor com homens de
Oxalá, Oxumaré, Bará,
Xangô, Ibeji, Irokô.
Títulos
1) Obá Gideo
2) Obá Rewá
3) Obá Syio;
4) Obá Lodé;
5) Obá Loke;
6) Obá Terà;
7) Obá Lomyin
.
ORIKIS
Orikis ou itãs (Itans)
são orações faladas e não cantadas. Ori (Cabeça) Kì (Saudação).... São formas poéticas
de agradar e reconhecer a potencialidade do orixá conforme sua essência.
Obà, Obà, Obà.
Obá, Obá, Obá.
Ojòwú Òrìsà,
Orixá ciumento,
Eketà aya Sàngó.
terceira esposa de Xangô.
O torí owú,
Ela, que por ciumes,
O kolà sí gbogbo ara.
fez incisões em todo corpo.
Olókìkí oko.
Que fala muito de seu marido,
A rìn lógànjó pèlú àwon ayé.
que anda nas madrugadas com as ayé.
Obà anísùru, ají jewure.
Obá paciente, que come cabrito logo pela manhã.
Obà kò b'óko dé kòso,
Obá não foi com o marido a Koso,
O dúró, ó bá Òsun rojó obe.
ficou para discutir com Oxum sobre comida.
Obà fiyì fún apá oko rè.
Obá valoriza os braços do marido,
Oní ó wun òun ju gbogbo ará yókù lo.
diz que é a parte de seu corpo que ela prefere.
Obà tó mo ohùn tó dára.
Obá sabe o que é bom.
Obá, Obá, Obá.
Ojòwú Òrìsà,
Orixá ciumento,
Eketà aya Sàngó.
terceira esposa de Xangô.
O torí owú,
Ela, que por ciumes,
O kolà sí gbogbo ara.
fez incisões em todo corpo.
Olókìkí oko.
Que fala muito de seu marido,
A rìn lógànjó pèlú àwon ayé.
que anda nas madrugadas com as ayé.
Obà anísùru, ají jewure.
Obá paciente, que come cabrito logo pela manhã.
Obà kò b'óko dé kòso,
Obá não foi com o marido a Koso,
O dúró, ó bá Òsun rojó obe.
ficou para discutir com Oxum sobre comida.
Obà fiyì fún apá oko rè.
Obá valoriza os braços do marido,
Oní ó wun òun ju gbogbo ará yókù lo.
diz que é a parte de seu corpo que ela prefere.
Obà tó mo ohùn tó dára.
Obá sabe o que é bom.
ANIMAIS: Cabra mocha, angolista,
galinha cinza ou telha, pombos.
BEBIDA : Champanhe
COMIDA: Abará,
acarajé bicudo, e amalá, quiabo picado, canjica cozida, e coco.
COR
: vermelho com amarelo.
DATA: 30 de maio, 25 De novembro.
DIA
:
quarta-feira.
DOENÇAS
: ouvido, surdez,
obesidade, depressão .
DOMÍNIOS : Amor e Sucesso
Profissional.
ELEMENTO : água - ,fogo +.
ERVA : manjericão.
FERRAMENTAS: navalha, timão, roda,
moedas e búzios espada curta, orelha.
FRUTA
:Abacaxi ,Uva rosa ,ameixa
preta.
METAL: Cobre.
NÚMERO : 7 e 8.
PARTES
DO CORPO: audição, orelha e junto com Ewá, protege
o consciente.
PONTOS
DA NATUREZA : rios, águas
revoltas, pororoca
PEDRAS : coral,
esmeralda, marfim e olho de leopardo
SAUDAÇÃO : Ocherê!
...Tossí, saniá,dei...
SÍMBOLOS: ofangi
e um escudo de cobre.
QUIZILAS: peixe de água doce e
sopa.
prece
Santa Catarina.
Minha
Santa CataRina, que sois
benta como sol, formosA como a lua e linda como as
estrelas entrastes na Kasa do Padre Santuário com
50.000 homens, ouvistes todos 50.000. Vós os acalmastes, assim peço-vos,
senhora, que abrandeis o coração de ( ) para mim.
(_________),
quando tu me vires esmerareis por mim, se não me vires, por mim chorareis e suspirAreis assim como a virgem
Santíssima chorou por seu bendito filho.
(________), debaixo de meu pé esquerdo eu te arremato seja com
duas, seja com quatro, que parto teu coração (__________) se estiveres dormindo
acordArás, se estiveres
conversando não sossegaras, enquanto coMigo não
vieres falar, contares o que souberes e dar-me o que eu quero, e me amArás entre todas as criaturas do mundo.
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