segunda-feira, 13 de maio de 2013

Caboclo Tupinambá das Matas Virgens



Caboclo Índio Tupinambá
NAO FICA COM MEDO ESTOU JUNTO COM TIGO                                                                                                                                                                                                                         "...Onde quer que Você esteja... meu Menino... Estarei Sempre com Você..."


     

Falar do Caboclo Tupinambá é falar de um espírito singular que personifica o bem, o amor, a verdade e a caridade, é suspirar, é chorar, sem sentir medo ou dor é saber que existe um exemplo de pai e de guia espiritual, aquele que no momento mais difissel saberá te dar uma palavra de carinho, de força, de apoio e de esperança.

Salve a Umbanda, Salve o Tupinambá, Salve este Caboclo que vem na mesa da Umbanda o seus filhos abençõar!

 De humor sereno e constante, é firme e combativo sem deixar de ser firme e carinhoso. Sábio, paciente e carismático, é realmente um paizão! Ou como ele mesmo diz, "Sou um amigo, um protetor dos filhos e filhas da face da terra". 
Eu tenho a honra de ser filo deste pai e assim já se vão uns vinte e poucos anos de amor e confiança a este Caboclo que é meu Pai de Cabeça e mentor espiritual , acredito que sou uma pessoa privilegiada pois nenhuma palavra que eu possa dzer aqui representará quem é o meu pai.
 
A falange de Sr Tupinambá é imensa, o que não é de se estranhar se considerarmos o contigente de indivíduos dessa nação indígena que estiveram encarnados no Brasil do século XVI (cujo tronco ocupava quase todo o litoral do país). E é essa grandeza que faz essa linha de Umbanda ser tão respeitada, seja pelos amigos,  seja pelos inimigos. Conhecidos por sua potencialidade guerreira, os Caboclos Tupinambás, ironicamente, conseguem como poucos evitar a guerra aberta contra falanges negativas, pois ninguém quer, senão em último caso, desafiar um povo tão forte, quantitativo e aguerrido. Assim, por seu próprio potencial de "vencer demanda", essa linha de umbanda é muito requisitada para alcançar as soluções "diplomáticas" que evitam o embate direto com o baixo astral. E ainda que isso eventualmente não se faça possível, eles estarão lá com seus valentes guerreiros empunhando suas armas, para garantir a vitória do bem sobre o mal no plano astral brasileiro.               
A energia desses Caboclos, quando chamados nos terreiros, é intensa e muito agradável. É tão vibrante a presença deles que quando seu ponto é cantado é comum ver vários médiuns incorporem ao mesmo tempo ou sentirem fortes vibrações emanadas de sua radiação e vibração características. O chacra cardíaco se expande e se agita fortemente, fazendo o médium postar-se de forma bastante altiva na corimba*. Aliás, a corimba é outra de suas características distintivas, marcada por uma sessão de giros fortes, respiração muito acelerada e passos precisos de forma que parece que o médium fluta.
Penacho predominantemente alaranjado de penas longas e brilhantes, colar de ossos, braçadeiras de corda natural e uma pele de onça sobre as costas. Corpo alto e atlético, cabelos longos e um grande alargador de orelha feito de bambu. Assim ele se apresenta normalmente, mas em ocasiões festivas usa um cocar enorme que vai até os pés e pode ser verde, alaranjado ou colorido. Já quando está em trabalho propriamente dito, sua indumentária muda completamente, assim como suas feições ficam mais marcadas e rústicas. Nessas situações sua fala fica mais difícil de ser compreendida (predominando o tupi guarani sobre o português), surgem mais adereços pinturas pelo corpo. Por fim, a outra forma de apresentação que conheço dele é uma  cintilante alta que até ja assustou crianças no terreiro, trata-se de um velho pajé feiticeiro da tribo.
 São incontáveis trabalhadores espirituais que permitem que essa linha seja eficiente em quaisquer tipos de trabalhos (demanda, cura, energização, equilibrio, psicologia...).
A quem conhece Caboclo Tupinambá espero ter colaborado  na apresentação dele.

: "Eu Estava na beira de um rio sem poder atravessar, chamei pelo Caboclo, Caboclo Tupinambá... 2x
Tupinambá chamei, chamei tornei chamar, êah"

Se pode tornar a chamá-lo, mas precisar não precisa. Com certeza ele já estará presente. 
Se Caboclo Tupinambá pudesse ser definido em uma frase, seria essa: 

"Grande Pai Caçador de Almas".

Mensagem do Caboclo Tupinambá

"Sim, sua vida espiritual vai bem à medida que você observa, analisa e
lapida seu comportamento, suas ações, pensamentos e principalmente seus
julgamentos, frequentemente precipitados e equivocados, a respeito das
pessoas e daquilo que ainda está por vir.

Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência
espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em
muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda,
enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você
escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e
arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao
contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo
transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho
enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te
emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te
curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te
relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza
das crianças.

Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes
ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao
final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também
forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar
facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você
preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ."

Sr. Caboclo Tupinambá
 Saravá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário